A 16 Km da Cidade de Coimbra, o lugar do Carvalho fica situado na serra com o mesmo nome, a uma altitude de quatrocentos e cinquenta e quatro metros do nível das águas do mar.

O lugar do Carvalho está ladeado a Norte pelo rio Mondego e a Sul pelo rio Ceira.

Ladeada por montes e vales a aldeia do Carvalho ostenta uma paisagem verdejante e magnífica.

Esta aldeia ficou conhecida a nível nacional, quando a 1 de Julho de 1955 nela se despenharam 8 aviões da Força Aérea Portuguesa (F84G).

O Carvalho possui um centro de convívio ao qual lhe foi dado o nome de Centro de Convívio do Carvalho. Este centro foi criado por um grupo de homens, todos eles residentes na aldeia do Carvalho, que se foram apercebendo do potencial que a aldeia tinha quer a nível cultural, desportivo e social.

A construção deste centro foi uma obra ambiciosa para a época, mas, graças à vontade e ao empenho de toda a população foi possível a sua realização, tendo tido a sua fundação em Abril de 1974.

Desde então o Centro de Convívio do Carvalho tem procurado dinamizar o espaço, quer a nível cultural, recreativo, desportivo e social.

Em 1976, dois anos depois, é fundado o Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, que se mantém activo até aos dias de hoje. Já realizou inúmeras representações de Norte a Sul do País e Ilha da Madeira. Conta também com cerca de 9 internacionalizações no seu historial e participação em directo no “Programa das festas” na RTP1.

No início dos anos 80 foi criada uma extensão de saúde ligada ao Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, para apoiar e colmatar a dificuldade de deslocação, por parte da população mais idosa, ao médico. Assim sendo e com protocolo com o Centro de Saúde de Poiares, todas as 6ª feiras, durante muitos anos, um médico deslocava-se às instalações do Centro de Convívio do Carvalho para consultar quem precisasse. Infelizmente, hoje em dia, esta componente social já não é sustentável, tendo este serviço terminado.

No entanto, na área social, está a funcionar nas instalações deste centro, um Centro de Dia para idosos. Este Centro de Dia funciona em parceria com a ADIP (Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares) que apoia neste momento cerca de 12 idosos.

Nos finais dos anos 80 houve a necessidade de ampliar as instalações deste centro, para entre outros, dinamizar o desporto. Nesse sentido foi criado um segundo edifício onde funcionam os balneários e o campo polidesportivo.

Nos anos 90 o Centro de Convívio do Carvalho participou com distinção nos Jogos da Cidade de Coimbra, nas práticas de “Atletismo” e “Ténis de Mesa”. Simultaneamente organizava torneios de futebol. Recentemente, participou no campeonato distrital de BTT, obtendo uma excelente qualificação.

Hoje em dia, as principais actividades desenvolvidas no Centro de Convívio do Carvalho estão relacionadas com os eventos organizados em parceria com o Rancho Folclórico, na área cultural, o bar que funciona todos os fim-de-semana e uma escola de danças afro-latinas.