Sobral de Ceira encontra-se a sul do limite da freguesia, passando pelo seu lugar o Rio Dueça, rio que nasce junto a uma pequena aldeia com o mesmo nome, situada no sopé do Monte de Vez, próximo do Espinhal, no concelho de Penela e tem a maior parte do seu percurso no concelho de Miranda do Corvo.

Em tempos este pequeno rio foi palco de grandes brincadeiras de amigos em tardes de verão onde a palavra praia só era conhecida por alguns, além disso este peculiar rio em tempos era o posto de trabalho de muitas mulheres como as lavadeiras. Perto do açude existia um moinho que hoje não se encontra em funcionamento.

Próximo deste rio existe a fonte “centenária” onde, se esta fonte fala-se, além de muitas cabaças de água partidas contava histórias de amor e de desgostos.

Sobral terra de alegria e de devoção a 8 de Dezembro decorre as festas em Honra de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que coincide com o feriado religioso, esta festa repleta de devoção onde a Santa honradamente sai no seu andor percorrendo as principais ruas do lugar.

Lugar cheio de vida onde não poderia faltar as colectividades que tão longe nos levam a conhecer, como os saltimbancos com os seus espectáculos medievais e de fogo, Sobral Power que tanto tem dinamizado o nosso lugar, o grandioso grupo de teatro de Sobral de Ceira que nos congratula com grandiosos momentos de espectáculo, o grupo de pesca, o grupo de atletismo e outros grupos que tanto dinamizam e tornam cheios de vida o nosso pequeno lugar.

Nada disto seria possível sem um Grande Centro de Trabalhadores do Sobral de Ceira onde estes grupos se encontram com sede, e desenvolve o convívio com os sobralenses, desde a prática de jogos tradicionais. Como não poderia faltar os petiscos sempre regado com um bom vinho. O centro tem ainda recentes instalações com campo de futebol e sala de espectáculos.

Assim esta terra encontra-se de braços abertos para bem receber todos aqueles que queiram conhecer ou mesmo habitar, visto no lugar do Sobral se encontrar a decorrer as obras o Metro diminuindo assim a distancia até à cidade de Coimbra, tendo sido premiados com dois parques de estacionamento com capacidade para 220 automóveis.