S. Frutuoso pertence à freguesia de Ceira e fica situado numa encosta a 10km da cidade de Coimbra, tendo por fundo a estrada da Beira (EN 17), em paralelo com o rio Ceira, um dos afluentes do rio Mondego.

A sua população tem cerca de 400 habitantes.

No largo principal do lugar encontra-se a nova capela que foi recentemente construída de raiz, para substituir a já centenária que se encontrava muito danificada e que será brevemente reconstruída e convertida em capela mortuária.
Ainda, neste local está instalado o Centro Cultural Recreativo e Desportivo de S. Frutuoso, que desenvolve as suas valências nas seguintes areas:

  • Atletismo;
  • Teatro;
  • Música.

Dos seus eventos anuais podemos destacar, com mais ênfase, a realização das jornadas culturais e a festa anual em honra do Espírito Santo e Nossa Senhora dos Milagres, que se realiza entre os finais de Maio e o início de Junho. Durante esta festa, o prato principal é a carne assada no forno de lenha, a celebre chanfana.

No campo económico, existe uma oficina de automóveis, uma oficina de motorizadas e venda de gás, uma serralharia civil, um armazém de venda de confecções, um minimercado, 2 cafés, empreiteiros da construção civil, produtores e vendedores de árvores de frutos, mini agricultura, talho, loja de ferragens e de materiais de construção civil, táxi e empresa de transporte de mercadorias. Para além destas actividades, os seus habitantes fornecem mão-de-obra à indústria e aos serviços na cidade de Coimbra.

Existe neste lugar uma ponte pedonal centenária que se encontra intransitável por falta de conservação. Esta ponte servia de elo de ligação entre o lugar de S. Frutuoso e o lugar das Canas, da freguesia de Semide. Era também a única passagem que os agricultores possuíam para ir cultivar as suas fazendas na margem esquerda do rio.

A montante do lugar encontra-se a escola primária, com duas salas, mas por falta de alunos foi encerrada e cedida ao Centro Cultural Recreativo e Desportivo de S. Frutuoso, para que desenvolva ali algumas actividades.